Entrega dos prémios do Concurso Planear Estarreja aos alunos do 2º ciclo da EB 2/3 Prof. Dr. Egas Moniz

      Primeiro prémio

Após a apresentação dos trabalhos do conclurso planear Estarreja no passado dia 21 de maio, seguiu-se o processo de avaliação e hoje foi o dia da entrega dos prémios aos vencedores.

Assinalando o dia mundial do ambiente, os representantes do município e os patrocinadores desta iniciativa deslocaram-se à EB2/3 Prof. Dr. Egas Moniz para comunicar os resultados e agradecer o empenho de todos os participantes.

                             Segundo lugar

O Senhor Vereador da Educação, João Alegria, agradeceu o empenho de professores e alunos neste desafio e entregou uma lembrança a todos os participantes, tendo-se seguido a distinção dos grupos premiados.

Os professores responsáveis atribuíram uma menção honrosa ao Grupo “À Descoberta dos Moinhos” constituído pelos alunos  Adriana Filipa Pinho, Inês Oliveira, Daniel Filipe Martins e  Sebastião Correia; de seguida a autarquia e os respetivos patrocinadores da iniciativa: Caixa de Crédito Agrícola de Estarreja e empresa Aveicelullar procederam à entrega dos prémios ao 2ª classificado: Grupo “Parque Municipal do Mato” constituído pelos alunos Cristiana Reis, Maria Pereira Tavares, Ruben Silva e Diogo Alexandre Almeida; e ao 1º classificado: Grupo  “Família na Ribeira” dos alunos Ariana Lopes, Maria Teresa Aguiar, Tiago Garrido, João Gil Brandão, Rui Filipe Sousa Vieira.

No final foi entregue uma lembrança aos professores que ajudaram na realização dos projetos e à escola.

           Vereador da Educação da Câmara Municipal de Estarreja e professores intervenientes

Workshop de Ecoempreendedorismo – mais um momento de partilha de ideias integrado no Observatório EcoEstarreja

No dia 5 de junho, Dia mundial do Ambiente, teve lugar na biblioteca municipal de Estarreja o workshop «EcoEmpreendedorismo, Ideias “Verdes”, oportunidades com futuro no Concelho de Estarreja», uma iniciativa integrada no Observatório EcoEstarreja, um projeto cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Mais Centro.

Com a presença de mais de cinquenta participantes, foram apresentadas ideias de negócios e empresas já existentes com atividade na área do ambiente e gestão de recursos. A este momento associou-se a Universidade de Aveiro e a Incubadora apresentando o projeto inovador de Incubação em Rede, no qual se integra a incubadora existente no Concelho de Estarreja.
A síntese do workshop está disponível aqui.

As apresentações podem ser descarregadas nos seguintes links:


Workshop Eco-Empreendedorismo - Ideias verdes, oportunidades com futuro no Concelho de Estarreja - Dia 5 de Junho na Biblioteca Municipal

Estarreja afirma-se como um concelho inovador, sustentável e, progressivamente, uma referência na valorização dos recursos naturais e respeito pelo equilíbrio homem/natureza como âncoras do seu desenvolvimento.


Apoiar uma nova economia orientada para a valorização dos recursos naturais, posicionando-se como espaço de acolhimento, teste e experimentação de novas ideias e empresas inovadores é o desafio de Estarreja.


Este workshop tem por objetivo promover a interação entre potenciais empreendedores e empresários com percursos de sucesso com negócios “verdes”, partilhando experiências e orientando percursos profissionais daqueles que pretendem afirmar-se como eco-empreendedores.


Será também dado a conhecer o concelho com todos os seus recursos e espaços de acolhimento. A iniciativa está integrada no Programa de Regeneração Urbana da Cidade “EcoEstarreja”.

+ info:
Ficha de Inscrição | Programa


Crianças ensinam a reutilizar

Com apenas 5 anos, Inês, da Escola da Srª do Monte, Salreu, entrou deslumbrante na passerelle da moda ecológica, vestindo um fato inspirado no povo indígena. Foi uma das 80 crianças que desfilaram no Fashion Eco-Day, no último domingo, inserido na XI Semana do Ambiente de Estarreja. O Cine-Teatro serviu de palco a este evento que vai já na sua 4ª edição.

Os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo das Escolas das Laceiras, Sr.ª do Monte e Terra do Monte e os utentes da Cerciesta provaram que com imaginação e criatividade é possível aproveitar os materiais usados e desperdícios, e assim diminuir a quantidade de resíduos.

Para Cláudia Pastor, mãe da Inês, valeu a pena o “trabalho e as muitas horas à volta do fato”, confecionado com sacos, plásticos, missangas e até penas de animais. A Escola da Srª do Monte não só sensibilizou para a importância da reutilização de resíduos, como procurou valorizar as tradições culturais, escolhendo para tema de desfile “Os Povos do Mundo”, num trabalho que envolveu toda a comunidade escolar. “A intenção é trabalhar em comunidade envolvendo os pais. A educação passa por essa parceria entre pais e escola”, afirmou Cláudia.

Manifestação pacífica sensibiliza para Redução de Lixo
Durante o evento, decorreu a manifestação pacífica do ambiente, desenvolvida pela autarquia de Estarreja e pela Suma, sensibilizando os presentes para a redução da produção de lixo. Esta campanha contou com a presença dos Escuteiros dos Agrupamentos de Avanca e Estarreja.

+ info:
Áudio: Cláudia Pastor - Encarregada de Educação
Galeria de imagens - Semana do Ambiente
Reportagens: LocalVisão | Notícias Ribeirinhas

 

Alunos aprendem a Planear Estarreja

Têm menos de 12 anos mas souberam responder com responsabilidade ao desafio lançado pelo programa EcoEstarreja. 6 grupos de alunos (cinco do 2º ciclo da Escola E.B. 2,3 Prof. Dr. Egas Moniz, de Avanca e um da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Santo Amaro) apresentaram os seus contributos ao concurso Planear Estarreja.


A abertura da exposição e sessão de apresentação dos trabalhos a concurso pelos alunos decorreu na segunda-feira, na Biblioteca Municipal, durante a XI Semana do Ambiente que está a decorrer no concelho. A sessão contou com a presença do vereador da Educação, João Alegria, e da vereadora da Ação Social, Rosa Simão.

O objetivo da Câmara Municipal foi incentivar os mais novos a refletir, analisar, aprender e desenvolver as suas capacidades como cidadãos atentos e participativos, com o apoio dos professores e encarregados de educação. A exposição dos trabalhos está patente ao público na Biblioteca.

Desconheciam a existência de moinhos
Depois de uma reflexão e diagnóstico, cada grupo selecionou uma área de intervenção. “A princípio alguns alunos não sabiam que existiam moinhos em Avanca e pensamos que seria um bom tema para divulgar e tornar os moinhos mais conhecidos”, explica Inês Oliveira, 12 anos, ao justificar a escolha do tema do seu grupo que propõe a criação de uma Rota dos Moinhos, em Avanca, e a reconstrução desse património.

Os estudantes visitaram os moinhos de água e propõem uma visita a pé ou de bicicleta a um conjunto de 10 edifícios existentes na freguesia. O Moinho de Meias, junto à Casa Museu Egas Moniz, recentemente restaurado pela Câmara Municipal de Estarreja, é o primeiro desse roteiro. Para uma divulgação mais eficaz, os estudantes desenvolveram um folheto informativo que apresenta o mapa dos moinhos, propostas de atividades e contactos úteis. Inês deixa o conselho: a visita “pode ser feita a pé ou de bicicleta e em família”.

Os moinhos cativaram Inês e os seus colegas. “Gostávamos que mais pessoas fossem visitar os moinhos e fizessem a rota dos moinhos, que não estão em muito bom estado. Gostávamos que a câmara disponibilizasse algum dinheiro para os reconstruir tornando-os mais apelativos e interessantes”, apela a jovem estudante que faz por “divulgar o máximo possível” o legado patrimonial da sua freguesia.

Dinamizar a Ribeira do Mourão
A Ribeira do Mourão, recuperada em 2009 pela Câmara Municipal, foi também alvo da análise crítica dos alunos de Avanca. Teresa Ramos, 12 anos, enumerou os objetivos do seu projeto: “tornar a ribeira num espaço agradável para todas as famílias, assegurar a proteção das crianças e captar o interesse dos jovens para a ribeira ter mais público”. A implementação de um bar/café foi uma das propostas sugeridas para atrair mais visitantes à zona ribeirinha.


Ver a terra com outros olhos
A professora Alice Fragateiro, que acompanhou os grupos da Escola Egas Moniz, estava orgulhosa no final da sessão. Inicialmente não foi fácil mobilizar estas crianças que têm entre 11 e 12 anos para o conceito do concurso mas no final, “eles agarraram causas, para eles isto são causas”, salienta, e os objetivos foram totalmente cumpridos. “O objetivo era desenvolver o espirito crítico sobre a terra onde eles vivem e um olhar sobre o que poderia ser. O valor do projeto é este e foi conseguido”, garante a docente.

Com o desenvolvimento do projeto Planear Estarreja, afirmou Alice Fragateiro, “eles encararam a terra deles com um outro olhar. Viram que afinal não falta um centro comercial e um McDonalds, mas que há coisas que poderiam ver melhor e tornar Avanca mais interessante”.

Escola de Santo Amaro identificou pontos a melhorar
Este concurso foi também dirigido ao 1º ciclo, que contou com a adesão da Escola de Santo Amaro. Os alunos verificaram o que poderiam melhorar no espaço onde passam o seu dia-a-dia, ou seja, na sua escola, e deram a conhecer aos responsáveis da autarquia os principais problemas que os afligem.

Adolfo Vidal, coordenador do projeto EcoEstarreja, elogiou a pertinência dos trabalhos realizados, sendo que algumas das ideias se cruzam com desígnios da autarquia. O responsável sensibilizou os alunos para a necessidade de sustentabilidade dos projetos, na sua fase de conceção, hoje mais evidenciada face às dificuldades financeiras que o país atravessa e deu conta de algumas preocupações que devem ser tidas em consideração na elaboração de propostas de intervenção, nomeadamente o facto de muitas intervenções passarem por iniciativas privadas e não da autarquia (por exemplo quiosques e áreas de restauração) e da necessidade de equacionar custos de manutenção e não apenas da execução inicial dos espaços. Reforçou a qualidade e validade de todas as propostas apresentadas.

“Desenha a tua cidade, participa na sua construção!” foi o desafio lançado

Através do Programa de Regeneração Urbana EcoEstarreja, o município de Estarreja desenvolveu mais este momento de participação, apelando ao envolvimento na construção de um concelho mais sustentável. Considerando o público escolar um pilar estratégico para a mudança e construção de um concelho mais sustentável, o programa considera crucial o seu envolvimento na reflexão, avaliação e construção de propostas de melhoria para os seus espaços quotidianos. Foi neste contexto que a Câmara Municipal lançou o concurso “Planear Estarreja” dirigido a toda a comunidade escolar.

O Vereador João Alegria agradeceu a participação de todos, num trabalho cooperativo de professores, alunos, pais e outros elementos da comunidade, pois “só com a colaboração de todos surgem as melhores ideias e a capacidade de tornarmos a nossa terra mais agradável, ordenada e sustentável”.

Salientou também o “caráter pedagógico desta atividade, ao permitir conhecer melhor os lugares onde habitamos, as suas riquezas que tantas vezes nos passam despercebidas, diagnosticar o que está menos correto e apontar soluções para uma melhor qualidade de vida”. Por fim, referiu que os desafios apresentados nos projetos “acrescentam uma maior participação cívica, sendo tarefa de todos preservar o que temos e alertando os outros para essa responsabilidade comum”. A entrega dos prémios aos vencedores decorrerá no início de junho.

Antes da apresentação dos trabalhos, os alunos tiveram a oportunidade de realizar trabalhos nos ateliês de manualidades, orientados pela Cerciesta, que decorrem durante toda a Semana do Ambiente, nos jardins da Biblioteca.
Grupos participantes e temas:

1º Ciclo “O recinto escolar e a envolvente”
Escola de Santo Amaro – 20 alunos (3º e 4º ano)

2º Ciclo
Grupo 1 “Parque Municipal do Mato”
Cristiana Reis, Maria Pereira Tavares, Ruben Silva, Diogo Alexandre Almeida

Grupo 2 “ Terreno livre em área residencial”
Daniela Borges, Diogo Rafael Rodrigues, Tatiana Caetano, Manuel Monteiro

Grupo 3 “Moinhos ao Natural”
Ana Rita Vaz, Beatriz Matos, Tiago Filipe Costa, Pedro Pereira

Grupo 4 “À Descoberta dos Moinhos”
Adriana Filipa Pinho, Inês Oliveira, Daniel Filipe Martins, Sebastião Correia

Grupo 5 “Família na Ribeira”
Ariana Lopes, Maria Teresa Aguiar, Tiago Garrido, João Gil Brandão, Rui Filipe Sousa Vieira



Áudio:
Teresa Ramos - estudante
Inês Oliveira - estudante
Professora Alice Fragateiro

 

Centro da cidade vai ter iluminação ecoeficiente

Obras começam na 2ª feira, dia 2 de abril

A Câmara Municipal de Estarreja vai dar início à remodelação do sistema de iluminação pública no centro da cidade, no âmbito do EcoEstarreja – Programa de Regeneração Urbana da Cidade de Estarreja.

A empreitada “Iluminação da Área de Intervenção com Recurso a Fontes Renováveis ou Ecoeficientes” obrigará ao encerramento ao trânsito da rua junto ao Largo dos Heróis da Grande Guerra, na Praça Francisco Barbosa, a partir de 2ª feira, dia 2 de abril.

A modernização das infraestruturas urbanas abrange a Praça Francisco Barbosa, a Avenida 25 de Abril e a Alameda do Parque do Antuã e os sistemas de iluminação distinguem-se por serem mais económicos.

A operação EcoEstarreja é financiada pelo QREN, no âmbito do Mais Centro – Programa Operacional Regional do Centro.

 

 

III Aniversário do Centro de Interpretação Ambiental do BioRia

14 de abril de 2012 [Todo o dia]
Geocaching / Fotografia de Natureza / Passeio Ciclável

O BioRia comemora o 3º aniversário do CIA – Centro de Interpretação Ambiental promovendo o Geocaching – “Caça aos tesouros de Estarreja”, juntamente com um encontro de fotografia de Natureza e um passeio ciclável pela Rede de Percursos do Município.

O Geocaching é uma atividade ao ar livre, que reúne já alguns milhares de praticantes em Portugal, e que consiste em encontrar pequenos “tesouros” através do uso de um sistema de posicionamento global – GPS, tirando partido de todos os espaços envolventes e interagindo com a natureza.

Durante a manhã ocorrerá um encontro de fotógrafos de natureza orientado pelo especialista Dinis Cortes, incluindo a demonstração por parte da FOTOCAMO de soluções para esta modalidade, seguindo-se a inauguração de um posto fixo de observação/fotografia no Percurso de Salreu.

Os participantes partem de bicicleta do percurso de Salreu passando pelo percurso do Rio Antuã até chegar à Casa da Cultura no centro da cidade, onde termina a etapa da manhã com a apresentação da exposição “BioRia – A Herança de Ícaro”, de Dinis Cortes.

Ao início da tarde o ponto de encontro será na Casa Museu Egas Moniz - Quinta do Marinheiro, local de partida para a realização de um passeio de bicicleta. Vão ser desvendados vários “tesouros” que passam pelo património molinológico recentemente requalificado, Quinta do Marinheiro da Casa Museu Egas Moniz, fonte da Samaritana, arte de construção de moliceiros e locais estratégicos para praticar birdwatching.

Programa
9h30 [Ponto de encontro Centro de Interpretação Ambiental de Salreu]
- Inauguração de observatório no percurso de Salreu
- Fotografia de Natureza com Dinis Cortes e apresentação de equipamento no terreno pela Fotocamo

12h15 [Casa da Cultura]
- Apresentação da exposição "A Herança de Ícaro" de Dinis Cortes

13h32 [Estação da CP de Estarreja]
- Comboio com destino a Avanca

14h30 [Casa Museu - Quinta do Marinheiro]
- Visita ao Percurso do Rio Gonde e das Ribeiras de Pardilhó

18h32 [Estação da CP de Avanca]
- Comboio com destino a Salreu

O meio de transporte no decorrer das atividades será a bicicleta. A ligação entre Estarreja, após a inauguração da exposição, e Avanca (percursos norte e Casa Museu Egas Moniz) será realizada de comboio, às 13h32, potenciando a parceria do BioRia com a CP. O regresso está previsto para as 18h32 (Avanca - Salreu). Estas deslocações são gratuitas e inclui o transporte de bicicletas de acordo com a parceria BioRia-CP.

Os alpendres e mesas da Casa Museu, recentemente instalados na margem do Rio Gonde, estão disponíveis para quem vier munido de almoço.

A CME disponibiliza 25 bicicletas no CIA, mediante pré-reserva para o email visitabioria@cm-estarreja.pt

[+info] www.bioria.com

 

Convite Seminário do Projeto “Eficiência Hídrica em Edifícios e Espaços Públicos”

O Município de Estarreja convida-o a participar no Seminário do Projeto “Eficiência Hídrica em Edifícios e Espaços Públicos”

Estarreja, 10 de Abril de 2012
Auditório da Biblioteca Municipal

No âmbito do projeto “Eficiência Hídrica em Edifícios e Espaços Públicos”, cofinanciado pelo POVT - Plano Operacional de Temático Valorização do Território, no eixo dedicado às Ações Inovadoras para o Desenvolvimento Urbano, realiza-se no dia 10 de abril, terça-feira, no Auditório da Biblioteca Municipal de Estarreja, o seminário subordinado ao tema "Eficiência Hídrica em Edifícios".

A iniciativa é aberta ao público em geral, aguardando-se a participação de representantes de escolas e IPSS, técnicos das autarquias, de gabinetes projetistas e das empresas de construção do concelho.

Vamos juntos...valorizar a Água!

O Município de Estarreja associa-se à Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro nesta aposta de uma forma multifacetada e integrada, no aproveitamento efi­ciente do recurso Água, com a lógica global de rentabilizar­mos os meios afetos à sua exploração e a racionalidade da preservação de um recurso de capital importância para a vida.

O in­vestimento no projeto ultrapassa os 400.000 € e é cofinanciado pelos Fundos Comunitários do QREN, com o principal intuito de potenciar uma capacidade de intervenção que garanta a construção do caminho para a gestão sustentável da água.

O Projeto...
Constitui um novo patamar de exigência na gestão de re­cursos hídricos, que promove a Eficiência Hídrica, lançando as bases para uma mais ambiciosa gestão ao nível Intermu­nicipal. As principais ações desenvolvidas foram:

• Intervenção em edifícios e espaços públicos, ao nível de ações de diagnóstico e beneficiação da Eficiência Hídrica;
• Desenvolvimento de um Modelo de Certificação Hídrica;
• Disseminação das boas práticas na utilização eficiente da água.

Eficiência Hídrica...
Tem como intuito a otimização do consumo do recurso Água, assegurando que com a utilização da quantidade mínima possível se consiga proceder eficazmente à função, tarefa, processo ou serviço ao qual se destina.

A necessidade deste projeto é reforçada face à realidade dos dias de hoje, onde mais de 50% de Portugal continental está em situação de seca extrema.

É nosso dever contribuir para a minimização do problema, reduzindo o consumo de água nas nossas atividades quotidianas, garantindo igualmente uma maior poupança financeira ao final do mês e uma preservação sustentável deste recurso natural.

Programa
10h15 Receção dos Participantes
10h30 Sessão de Abertura (Câmara Municipal de Estarreja)
10h40 Eficiência Hídrica em Edifícios e Espaços Públicos – O Projeto (Victor Ferreira, Universidade de Aveiro)
11h00 Eficiência Hídrica - Princípios e Casos Práticos (Armando Silva Afonso, Universidade de Aveiro)
11h20 Simulador de “Eficiência Hídrica” (Mário Couto, Carlos Ferreira, CI Região de Aveiro)
11h40 Debate
12h00 Sessão de Encerramento

Entrada Livre

Acompanhe o projeto no blog: http://eficienciahidrica.wordpress.com
Consulte aqui o programa do Seminário.

 

Campanha de educação e sensibilização ambiental para os alunos do pré-escolar

O Município de Estarreja, em parceria com a SUMA, vai iniciar no dia 14 de março, quarta-feira, a campanha “Medidas de Cidadania, no âmbito do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no Município, em matéria de Educação e Sensibilização Ambiental nos estabelecimentos de educação e Ensino (EEE). Esta campanha tem, especificamente, como público-alvo, os alunos do pré-escolar.

Tendo como propósito transmitir as regras ambientais referentes a uma correta gestão doméstica dos resíduos, esta iniciativa vai basear a sua estratégia de ação na realização de sessões de contacto pró-ativo e na entrega qualitativa de uma fita métrica muito especial: a Régua das Regras, que associa o crescimento físico a uma também crescente assimilação e prática dos procedimentos corretos a ter em relação ao Ambiente, no que aos Resíduos diz respeito.

Nesta régua, que poderá ser afixada na parede da Escola ou na parede do quarto, para além de se poderem medir, as crianças encontram informação completa e esquematizada, de fácil apreensão, sobre todos os procedimentos a ter, em termos de limpeza urbana, deposição de resíduos e gestos de Cidadania.

Assim, os conteúdos englobam os 5 Rs – Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Respeitar e Responsabilizar -, bem como o acondicionamento e deposição, o encaminhamento de Monos, Monstros, pequenos lixos e dejetos caninos, e a heterofiscalização entre pares.

A campanha decorrerá durante 3 dias e abrangerá 14 Estabelecimentos de Educação Pré-Escolar, num total de 361 alunos.

 

 

Regeneração urbana em curso na Cidade - Estarreja cria condições para a fruição do espaço público

Qualificar a cidade, “introduzindo mais-valias na vivência urbana e relações mais fortes com a natureza”, é o objetivo global da operação de "Qualificação do Espaço Público e do Ambiente Urbano da Cidade " – Parcerias para a Regeneração Urbana, que contempla o centro da sede do concelho e ampliação à zona ribeirinha.

Numa visita realizada esta manhã às obras em curso, o presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, afirmou que “estamos a aproveitar os fundos comunitários em áreas que priorizamos”. Por um lado, o “ambiente urbano da praça central trazendo mais condições de estar e mobilidade e valorização do património edificado histórico” e, por outro, a relação histórica do Rio Antuã com a cidade.

A visita inserida no programa comemorativo do 7º aniversário da Elevação de Estarreja a Cidade teve início em frente aos Paços do Concelho. A Praça Francisco Barbosa será valorizada com a criação de um novo espaço verde no local do atual coreto, que será demolido.

José Eduardo de Matos explicou aos jornalistas que, depois de pedonalização da rua frontal ao edifício da Câmara, “a Praça vai ficar maior, permitindo uma fruição e mobilidade acrescidas e utilização mais forte em termos de eventos”. Esta amplitude dará uma nova perspetiva ao Largo dos Combatentes que “queremos valorizar e marcar”. Prestes a avançar está a empreitada de iluminação da área de intervenção (Parque Municipal do Antuã e Praça Francisco Barbosa) com recurso a fontes ecoeficientes.

Parque municipal

Concluída está a empreitada de contenção e arranjo da margem sul do Rio. “Alargando e consolidando as margens”, a autarquia consegue minorar “os problemas anuais de cheias, cuja pressão das águas é imensa”. É mais uma ação que reforça as condições de visibilidade e fruição do rio, como já acontece com o açude que cria um espelho de água estável na época do Verão.

Ponte pedonal e ciclável

A expansão do conceito do parque está a tomar forma com a nova ponte pedonal e ciclável em construção sobre o Rio Antuã. Um “projeto arrojado” e um “elemento marcante” do Parque Municipal do Antuã, conferindo-lhe uma “maior atratividade visual e arquitetónica”, salientou José Eduardo de Matos, que irá “aprofundar a vivência dos cidadãos, porque liga ao sul do concelho, aproveita todo o Vale do Antuã e a rua do Vale do Antuã que será qualificada. Possibilita uma maior fruição através dos percursos em Salreu”.

Nasce daqui um futuro percurso entre a zona urbana da cidade, o Hotel Eurosol e a zona nascente do Rio Antuã, até à antiga praia fluvial da Ilha dos Amores, reforça o vínculo à frente ribeirinha e retoma a ligação “a uma zona romântica e idílica do rio, a Ilha dos Amores”.

Também no Parque do Antuã, as obras em curso na antiga Piscina Maria de Lurdes Breu e reconversão em Pavilhão Multiusos possibilitam “uma solução multiusos para desporto, lazer e cultura”, referiu o presidente da autarquia. E mais uma vez, sai fortalecida a oferta do parque.

Reconversão da piscina Maria de Lurdes Breu em pavilhão multiusos

Resumindo, a Câmara está a “reforçar pontos concretos para que no global o Parque do Antuã seja o grande centro de estar e lazer do concelho”. José Eduardo de Matos confessa que a adesão dos cidadãos “tem superado as nossas expectativas” e estas ações dão também resposta a essa vontade demonstrada de usufruto do espaço público e vão “reforçar e valorizar (o parque) para que ainda mais pessoas cá possam vir”.

1,3 milhões para obras de qualificação
O valor elegível total previsto na Operação de Qualificação do Espaço Público e do Ambiente Urbano da Cidade de Estarreja é de 1.345.181,76€ (inclui operações imateriais). Esta operação é financiada pelo QREN, no âmbito do Mais Centro – Programa Operacional Regional do Centro. A comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) é de 85% (1.143.404,50 €). A operação deverá estar concluída até Maio deste ano.


PROJETOS

ILUMINAÇÃO DA ÁREA DE INTERVENÇÃO COM RECURSO A FONTES RENOVÁVEIS OU ECOEFICIENTES [142.348,96€]
- Alteração dos sistemas de iluminação pública existentes na Praça Francisco Barbosa, Av. 25 de Abril e Alameda do Parque do Antuã
- Reforço área verde da Praça Francisco Barbosa

QUALIFICAÇÃO DO ESPAÇO CENTRAL DA CIDADE [52.327,00€]
- Pedonalização da rua e dos espaços contíguos aos Paços do Concelho
- Reforço da centralidade da Praça
- Reforço do eixo de ligação ao Parque Municipal do Antuã

CONTENÇÃO E ARRANJO DA MARGEM SUL DO RIO, ENTRE A NOVA PONTE E O AÇUDE [156.450,00€]
-
Qualificar o troço da margem sul, entre a futura ponte do pedonal e o açude (junto à antiga Azenha)
- Assegurar facilidade de manutenção e limpeza futura da margem Sul
- Aumento da amplitude visual ribeirinha para Sul

PONTE PEDONAL/CICLÁVEL DO PARQUE DO ANTUÃ [517.001,32€]
- Ligação pedonal/ciclável entre as margens através de uma ponte e de um passadiço
- Ligação a via ciclável do Vale do Antuã e Percurso bio urbano
- Reforço da ligação à frente ribeirinha e ao parque Municipal

PERCURSO BIOURBANO [18.936,00€]
- Percurso de ligação entre a zona urbana da Cidade, o Hotel Eurosol e a zona nascente do Rio Antuã, até à antiga praia fluvial da Ilha dos Amores
- Reforço da ligação à frente ribeirinha

REMODELAÇÃO DA PISCINA LURDES BREU [209.978,48€]
- Reabilitação do espaço da antiga Piscina e criação de um espaço multiusos, destinado a concertos, lazer prática de desporto informal
- Reforço da ligação da Cidade ao Parque Municipal do Antuã

Clique nos seguintes links para ouvir os ficheiros de áudio sobre: Parque Municipal do Antuã | Praça Francisco Barbosa | Regeneração Urbana


Criar lixo, criando arte

O projeto “Criar Lixo, Criando Arte” lança um desafio a toda a comunidade: criar uma obra pública, que resulte numa imagem em grande escala, composta por Resíduos Sólidos Urbanos. A iniciativa está inserida num projeto de dissertação desenvolvido no âmbito do Mestrado em Criação Artística Contemporânea, da autoria de Ana Mendes, da Universidade de Aveiro.

A ação pretende envolver o maior número possível de munícipes para que possam experienciar arte ambiental e ao mesmo tempo que consciencializa para uma prática sustentável, a reutilização de materiais usados. O resultado do projeto será apresentado durante a Semana do Ambiente de Estarreja, em Maio. 

Materiais requisitados: embalagens, plásticos, latas, cartão, brinquedos partidos, tecidos, etc... (pede-se que os materiais venham limpos, para evitar cheiros).

Ponto de recolha: Universidade Sénior de Rotary de Estarreja (Antigo Colégio de Estarreja)

 Dá uma oportunidade ao teu lixo!

 Informa-te em www.criarlixocriandoarte.blogspot.com

 

Novo desafio EcoEstarreja: O concurso Planear Estarreja dirigido às escolas!

No âmbito do Programa de Regeneração Urbana EcoEstarreja, o município de Estarreja está a desenvolver diferentes momentos de participação, apelando ao envolvimento de todos na construção de um concelho mais sustentável.

Considerando o público escolar um pilar estratégico para a mudança e construção de um concelho mais sustentável, torna-se crucial o seu envolvimento na reflexão, avaliação e construção de propostas de melhoria para os seus espaços quotidianos. É neste contexto que a Câmara Municipal de Estarreja, dando seguimento ao exposto na sessão de Setembro promovida com os representantes das escolas, lança o desafio/concurso “planear Estarreja” dirigido a toda a comunidade escolar do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico.

Com este desafio pretende-se que os mais novos, com o apoio dos professores e encarregados de educação, reflitam, analisem, aprendam e desenvolvam as suas capacidades como cidadãos atentos e participativos. Pode consultar todos os elementos do concurso aqui.


Alteração do período de implementação do concurso ecoEstarreja

Considerando a relevância desta atividade e tendo-se revelado essencial que seja implementada ao longo de um ano, no sentido de assegurar a realização de atividades conjuntas, deliberou-se pela alteração das datas e períodos a Observar (ponto 8 do regulamento do concurso). Passam assim a vigorar os seguintes prazos:

  • Período de inscrição, preenchimento dos Planos de Ação Individual e cálculo da pegada ecológica inicial: de 1 de Abril a 29 de Abril de 2011;
  • Período de seleção dos participantes a concurso: até ao dia 13 de Maio de 2011;
  • Período de implementação, monitorização e cálculo da pegada ecológica final: de 16 de Maio de 2011 a 31 de Abril de 2012;
  • Comunicação dos resultados e do(s) vencedor(es): Maio de 2012.

Esta alteração de prazos permitirá aos participantes dar continuidade às ações de melhoria que se encontram a implementar, podendo assim avaliar um ano completo de vigência desta sua nova postura mais sustentável!

No sentido de criar e reforçar os laços da cidade, e dos seus comerciantes, com espaços âncora do concelho, do ponto de vista da atração de turistas e visitantes, será promovida durante o mês de Março de 2012 uma visita ao BIORIA e um debate sobre as possibilidades de capitalizar estas potencialidades naturais para a atração de pessoas ao comércio, restauração e outros espaços da cidade de Estarreja.



Viver o Parque: Festival de Samba e BioMaratona BTT

O 9º Festival de Samba de Estarreja, da organização da Associação Vai Quem Quer, vai agitar a noite de 24 de Setembro, sábado, reunindo 7 escolas de samba de Estarreja, Ovar e Figueira da Foz.

Costa de Prata, de Ovar, Novo Império, Rainha e Unidos do Mato Grosso, da Figueira da Foz, e Morenos, Independentes e Vai Quem Quer, de Estarreja, vão subir ao palco montado ao ar livre no parque urbano. Em caso de condições climatéricas desfavoráveis, o evento passará para o Pavilhão Municipal de Estarreja.

O espectáculo tem entradas livres e a festa continua pela noite dentro na sede da Vai Quem Quer com a actuação de Nuno Bastos, André Bastos e convidados.

No domingo, a BioMaratona Rota dos Esteiros, que o Grupo Trepa de Estarreja organiza pela quarta vez, volta a mobilizar centenas em competição na zona natural do Município, com chegada e partida no Parque do Antuã. O evento abrange a maratona de 90 km, a meia maratona de 50 km e o IV Passeio de Bicicleta BioRia de 16 km.

Num passeio matinal junto às margens do Rio Antuã, pode aproveitar para assistir à partida marcada para as 9h30 e à chegada dos primeiros ciclistas a cortarem a meta, o que se prevê duas horas depois. Ou então, aventure-se nesta biomaratona e inscreva-se até dia 22 de Setembro (as inscrições custam 15€ com almoço e 10€ sem almoço).

No último domingo, o Parque do Antuã recebeu a Feira de Artesanato Urbano, um show aéreo acrobático e animação com insufláveis. (Veja a reportagem Localvisão).

Estas iniciativas estão inseridas no projecto Viver o Parque, de promoção de utilização do Parque Municipal do Antuã, no âmbito do EcoEstarreja, programa de regeneração urbana da cidade.

  VIVER O PARQUE    
  24, sábado, Parque Municipal do Antuã    
  22H00 9º Festival de Samba de Estarreja
[Organização Associação Cultural e Recreativa – Escola de Samba Vai Quem Quer]
   
  * em caso de condições climatéricas desfavoráveis, o evento passará para o Pavilhão Municipal de Estarreja    
       
  25, domingo    
  Prova de BTT – IV BioMaratona Rota dos Esteiros e IV Passeio de Bicicleta BioRia
9h30 Partida
[Organização Grupo Recreativo e Escola de Samba Trepa de Estarreja]
Mais informações em www.desportotrepa.com
   

 

Viver o Parque: Feira de Artesanato Urbano e show aéreo no domingo

A Feira de Artesanato Urbano, um show aéreo acrobático e animação com insufláveis abrem o programa “Viver o Parque” no próximo domingo. O Parque Municipal do Antuã, no centro da cidade, recebe um conjunto de iniciativas nos dias 18, 24 e 25 que prometem animar o espaço de recreio e lazer.

Este domingo, durante todo o dia os estarrejenses podem visitar a II Feira de Artesanato Urbano e apreciar as barraquinhas de Bijuteria e Acessórios, Pintura, Artesanato em Tela, Artes Decorativas, Trabalho em Madeira, Brinquedos, Artesanato e Moda.

A meio da tarde, fique atento pois a qualquer momento pode ser surpreendido pelo verdadeiro “Formúla 1 dos céus”! Atinge velocidades de 400 km/h, faz rotações de 400° por segundo e suporta acelerações até 10 G’s. Trata-se do avião acrobático da SEAT, o Extra 300 L, um modelo único em Portugal. O show aéreo vai decorrer às 16h30.

No fim de semana seguinte, o 9º Festival de Samba de Estarreja, da organização da Associação Vai Quem Quer, vai agitar a noite de 24 de Setembro, sábado, reunindo no mesmo palco escolas de samba de Estarreja, Ovar e Figueira da Foz.

As entradas para estes eventos são livres.

A BioMaratona Rota dos Esteiros, que o Grupo Trepa de Estarreja organiza pela quarta vez, volta a mobilizar centenas em competição na zona natural do Município, com chegada e partida do Parque do Antuã. O evento abrange a maratona de 90 km, a meia maratona de 50 km e o IV Passeio de Bicicleta BioRia de 16 km.

Num passeio matinal junto às margens do Rio Antuã, pode aproveitar para assistir à partida marcada para as 9h30 e à chegada dos primeiros ciclistas a cortarem a meta, o que se prevê duas horas depois. Ou então, aventure-se nesta biomaratona e inscreva-se até dia 22 de Setembro (as inscrições custam 15€ com almoço e 10€ sem almoço).

A iniciativa Viver o Parque insere-se na promoção de utilização do Parque Municipal do Antuã, no âmbito do EcoEstarreja, programa de regeneração urbana da cidade.

  PROGRAMA VIVER O PARQUE    
  18, domingo, Parque Municipal do Antuã    
  Todo o dia II Feira de Artesanato Urbano e Insufláveis    
  16h30 Show Acrobático Aéreo    
       
  24, sábado, Parque Municipal do Antuã    
  22H00 9º Festival de Samba de Estarreja
[Organização Associação Cultural e Recreativa – Escola de Samba Vai Quem Quer]
   
  * em caso de condições climatéricas desfavoráveis, o evento passará para o Pavilhão Municipal de Estarreja    
       
  25, domingo    
  Prova de BTT – IV BioMaratona Rota dos Esteiros e IV Passeio de Bicicleta BioRia
9h30 Partida
[Organização Grupo Recreativo e Escola de Samba Trepa de Estarreja]
Mais informações em www.desportotrepa.com
   

 

Reunião de lançamento do Concurso EcoEstarreja

No âmbito do Concurso EcoEstarreja estiveram reunidos no passado dia 29 de Junho de 2011 alguns dos comerciantes do centro urbano de Estarreja. O objectivo desta reunião consistiu na apresentação de uma proposta de acção para dar início ao Concurso EcoEstarreja que tem como participantes até ao momento 18 estabelecimentos comerciais do Centro da Cidade de Estarreja. Para aceder à proposta de acção vá a download.



Lançamento do Concurso EcoEstarreja

Decorrida a fase de sensibilização e de trabalho conjunto para a construção do cenário inicial do Concurso EcoEstarreja destinado aos comerciantes da Cidade, irá decorrer no dia 28 de Junho de 2011 pelas 19h (local a designar) a sessão de lançamento. Nesta sessão serão apresentados os dados de partida e propostas de actividades a desenvolver por cada estabelecimento comercial envolvido.

Nesta 1ª edição do Concurso EcoEstarreja 2011, 19 estabelecimentos aderiram e assumiram o compromisso com a sustentabilidade:

  Padaria Pastelaria Bolivar    
  Restaurante Tolas e Companhia    
  Restaurante Tropical    
  Café do Parque    
  Bar Tomásia    
  Cafetaria Piscina    
  Café Brasília    
  Pajoana - loja de roupa    
  Água e Sabão - mobiliário interiorismo    
  Cristal Óptica Ourivesaria    
  Loja Púrpura – acessórios moda    
  Manuel Ferreira Electrodomésticos    
  Loja Chana – vestuário    
  Ponte Andrade - drogaria    
  FisioEstarreja    
  Farmácia Leite    
  Farmácia Sousa    
  Seguros Filipe Marques    
  Domingues Breda e Leite Laboratório Análises    

 

Com uma aposta na valorização de práticas sustentáveis e estratégias comerciais inovadoras que apostem nos factores diferenciadores de Estarreja, este concurso é mais um passo na afirmação de Estarreja como EcoCidade.

 

 

Regeneração Urbana da Cidade de Estarreja: Participação Pública

O Programa de Regeneração Urbana da Cidade de Estarreja “EcoEstarreja” visa renovar e transformar a Cidade num espaço sustentável de referência e representa um investimento aproximado de 1,4milhões de euros. Neste Programa, no sentido de incrementar hábitos de participação e partilha de informação, estão planeados vários momentos de participação orientados para diferentes públicos alvos – residentes, público escolar, comerciantes e empreendedores.

O momento de participação relativo ao público escolar terá arranque na X Semana do Ambiente / I Semana EcoEstarreja, 21 a 29 de Maio de 2011, com a exposição EcoEstarreja onde serão apresentados os projectos e será possível aos mais novos, com a ajuda de imagens, vídeos e dos materiais EcoEstarreja (mel, sementes, sacos de pano, garrafas de água reutilizáveis), aprender a ser mais sustentáveis.

O envolvimento dos comerciantes tem por base a realização do Concurso EcoEstarreja, uma iniciativa que visa promover estabelecimentos comerciais mais sustentáveis e que contribuam para a afirmação da ecocidade. Já decorridos dois momentos de participação orientados para este público, está agora no terreno o momento de inscrição e arranque do Concurso.

A mobilização e participação da população da Cidade e do Concelho são também fundamentais para o sucesso da Regeneração Urbana de Estarreja. Neste sentido, realizou-se a 26 de Janeiro uma sessão de participação pública onde se apresentou o projecto de regeneração urbana da Cidade de Estarreja.

Complementarmente, para incentivar a população estarrejense a adoptar no seu dia-a-dia um comportamento mais sustentável, o Município de Estarreja irá oferecer aos residentes na cidade um kit de sustentabilidade que poderá ser levantado no Gabinete de Atendimento ao Munícipe na Câmara Municipal.

Participe e contribua para que a Cidade e o Concelho de Estarreja seja um exemplo de sustentabilidade.



Apresentação Pública do Programa EcoEstarreja

Decorreu no dia 26 de Janeiro de 2011, quarta-feira, pelas 19horas, na Biblioteca Municipal de Estarreja, a apresentação dos projectos de Regeneração Urbana da Cidade.

Dos projectos de Regeneração Urbana da Cidade faz parte a Operação “Qualificação do Espaço Público e Ambiente Urbano da Cidade de Estarreja” – Parceria para a Regeneração Urbana que contempla 9 projectos, co-financiados a 80% pelo Mais Centro num valor total de investimento de 1.345.181,76€. Para aceder à apresentação vá a download.



1ª Sessão dos momentos de Participação EcoEstarreja

Decorreu no passado dia 14 de Dezembro a sessão de apresentação da Operação de Regeneração Urbana destinada aos comerciantes da nossa Cidade. Nesta sessão foi apresentada a estratégia de regeneração urbana e explicada a importância do envolvimento e participação de todos na mudança de paradigma e promoção de Estarreja como um espaço inclusivo e sustentável. A participação dos agentes económicos que fazem da Cidade um espaço de encontro e de vivências colectivas é fundamental.

Apelando à participação dos agentes económicos da Cidade, a autarquia irá lançar no primeiro trimestre de 2011 o Concurso EcoEstarreja, destinado aos comerciantes da Cidade e que visa premiar práticas sustentáveis e estratégias comerciais inovadoras que apostem nos factores diferenciadores de Estarreja, apoiando assim a sua afirmação como EcoCidade. Para aceder à apresentação vá a download.


     
           
       
  © Câmara Municipal de Estarreja 2011